Foto de Foto: Fê Cacenote
No dia 11 de abril, o projeto Escola de Líderas recebeu a advogada Analuisa de Freitas para uma aula sobre a proteção ao patrimônio da mulher.
A Dra. Analuisa deu início à sua apresentação exibindo cenas da série "Coisa Mais Linda", que ilustram a história de opressão vivida por muitas mulheres. Esse ponto de partida criou um ambiente de empatia e uma participação intensa entre as presentes. Em seguida, a advogada propôs um brinde a todas que se dispuseram a estar ali, discutindo esse assunto tão importante.
A palestrante retomou o conteúdo, passando a abordar a evolução da sociedade e das leis relacionadas à mulher e ao casamento, desde o Estatuto da Mulher Casada até a Lei Maria da Penha. Além disso, diferenciou o casamento da união estável, esclareceu questões sobre regime de bens e detalhou deveres e direitos patrimoniais entre cônjuges e companheiros.
O ponto alto da aula foi a interação com as participantes, que puderam fazer uma série de perguntas referentes a contratos de casamento, testamentos, inventários, entre outras questões, enriquecendo ainda mais o debate.
Como reflexão final, Analuisa ressaltou a importância de reconhecer a conexão profunda entre dinheiro e afeto, mencionando a psicanálise e trazendo à tona a complexidade das relações familiares e patrimoniais. Por fim, destacou que “o direito de família está cada vez mais legitimando o afeto”, diz.
Suas palavras finais conduzem a uma nova perspectiva sobre as questões abordadas e à certeza de que, apropriando-se de conhecimentos das leis e do direito, as mulheres têm a oportunidade de reconhecer seu valor e de estabelecer a melhor forma de organizar todos os seus aspectos pessoais e patrimoniais.
Esta segunda edição contou com o patrocínio das empresas Atitus Educação, Freitas Advogados Associados, Bonjour Mon Amour Cestas Afetivas, Fê Cacenote Fotografia e Schneider Soluções em Steel Frame.
*Com informações de Nathália Ribas